segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Misticismo Judaico - Parte I

         Este tema que tratarei neste post é muito complexo por este motivo dividirei em 3 partes, espero que seja o mais esclarecedor possível, porém aviso que mesmo tratando o assunto em 3 posts extensos sobre "A Cabala Judaica", trata-se apenas de um pequeno resumo.

Revelando o Misticismo

          Qual a origem do Universo? Por que estamos aqui? De onde vem à vida? O que acontece depois da morte? Imagine se você pudesse fazer todas essas perguntas diretamente para a autoridade máxima no assunto. Isso mesmo: que tal ter uma conversa com Deus e ouvir dele todas as respostas? Agora imagine que as respostas já existem, e foram passadas de geração a geração por um grupo de sábios estudiosos, do início dos tempos até os dias de hoje. Pois essa é a definição da cabala: uma revelação feita por Deus para os homens, capaz de esclarecer todos os mistérios que rondam a humanidade. Conheça aqui a história do misticismo judaico e saiba como a cabala está conquistando o planeta.


Quando Deus criou a Terra disse: “Faça-se a luz” e a luz foi feita. Depois Deus criou o Homem o nomeando como Adão, no início este habitava o paraíso e tinha contato direto e constante com Ele, Deus resolveu passar ao homem toda a sabedoria da cabala. Alguns praticantes afirmam que “Adão conhecia a cabala”, mas esse assunto é controverso entre os próprios cabalistas.

Hipoteticamente teria Adão passado o conhecimento para seus descendentes até Noé, depois até Abraão, Moisés e em seguida aos grandes mestres históricos, estes selecionavam rigorosamente as pessoas que estariam aptas a ser seus discípulos.

Deixando as lendas de lado, não há consenso sobre o momento em que a Cabala tenha sido criada/revelada aos homens, mas todos os cabalistas concordam que o ensinamento sagrado tenha vindo direto do Criador, assim como os 613 mandamentos judaicos contidos no Torá, a bíblia judaica, que os cristão chamam de Pentateuco, “A Cabala é além do tempo, ela não tem nem começo nem fim”, palavras do rabino israelense Joseph Saltoun, ex-professor do Centro de Estudos da Cabala, São Paulo, e que hoje leciona em Vancouver, no Canadá.

Afinal o que é a cabala? Para facilitar o entendimento começarei descrevendo o que ela não é, a Cabala não é religião, autoajuda, superstição, magia, bruxaria, uma sociedade de secreta, meditação, adivinhação, interpretação de sonhos, ioga, hipnose ou espiritismo, embora possa ser relacionado a todas estas coisas. Bom agora ficará mais simples entendermos o que é Cabala.

Esta é um conjunto de ensinamentos sobre Deus, sobre o homem, o Universo, a Criação, o Caminho, a Verdade e coisas afins, é uma revelação de Deus para o homem. Ela nos diz porque o homem existe, porque nasce, porque vive, qual o objetivo de sua vida, de onde vem e para onde vai quando completa sua vida na Terra”, assim diz Marcelo Pinto, representante do centro de cabala Bnei Baruch do Brasil. “O ser humano tem muitas questões e a Cabala é um caminho espiritual que permite trazer de volta o elo verdadeira origem de tudo”, explica Ian Mecler (Editora Mauad), para Shmuel Lemle, professor da Casa da  Cabala no Rio de Janeiro e escritor de livros como “O Poder de Realização da Cabala, também no Rio, “nada acontece por acaso. Existem leis de causa e efeito, assim como existem leis da física, como a lei da gravidade, existem leis espirituais”.

Independente de quando a cabala tenha surgido, o modo como a conhecemos hoje é o resultado da transmissão desses ensinamentos por meio da tradição judaica. A palavra “CABALA” (de origem hebraica, cuja pronúncia mais próxima do original é “Cabalá”) significa receber/recebimento. A Cabala é uma forma de misticismo, pois ensina que é possível ao homem ter contato direto com esferas superiores da realidade, ou mesmo com manifestações do próprio Criador, portanto, de um modo simplificado, a Cabala é o misticismo judaico, ou a corrente mística ligada à tradição do judaísmo, para ser mais exato.

A União com o Criador

A grosso modo, a Cabala está para o judaísmo, como o gnosticismo está para o cristianismo e o sufismo (Movimento de ascese mística do islamismo que se espalhou, sobretudo do século IX ao século XII) está para o islã. Gnosticismo e sufismo são as correntes místicas ligadas respectivamente às tradições cristã e mulçumana. Como misticismos, essas 3 correntes têm muito em comum. A maior parte das diferenças está no modo de transmissão do conhecimento, adaptado à tradição em que aquele tipo de misticismo se desenvolveu. Esse raciocínio não vale apenas para as 3 religiões chamadas abraâmicas (por serem todas herdeiras do patriarca Abraão), mas também para as místicas orientais, como o hinduísmo, Taoismo e Budismo, além do Zoroatrismo na Pérsia, só para citar as mais conhecidas.

Se a Cabala é um tipo de misticismo, talvez seja o caso de explicar o que é o misticismo... Em poucas palavras é a crença na possibilidade de percepção, identidade, comunhão ou união com uma realidade superior, representa como divindades, verdades espirituais ou o próprio Deus único, por meio de forte intuição ou de experiência direta em vida. Na intenção de atingir esse tipo de experiência, as tradições místicas fornecem ensinamentos e práticas específicos, como meditação e aperfeiçoamento pessoal consciente. Nosso foco nesta reportagem, a cabala, não é exceção.

Para entender melhor, vamos dar uma espiada no passado...

Tradição oral

Indiferentemente de qual seja o primeiro e privilegiado homem a ter recebido o conhecimento esotérico da cabala, ninguém discute que os ensinamentos foram transmitidos oralmente ao longo de muitas gerações, até que alguém resolvesse eternizá-los na escrita.
Os primeiros escritos conhecidos com referências a esses ensinamentos datam do século I. São livretos reunidos numa coleção chamada Heichalot ("Os Palácios"), que versam sobre os passos necessários para ascender evolutivamente através de 7 palácios celestiais, com ajuda de espíritos angelicais. Mas os livros mais importantes da cabala são o Sefer Yitizirah (Livro da Criação) e o Zohar (Livro do Esplendor), ambos de origem incerta. O primeiro teria sido escrito no século 2, mas seu autor é desconhecido. No caso do Zohar, a situação é ainda mais complexa. Para alguns cabalistas, ele foi escrito pelo rabino Shimon bar Yochai, também no século 2. A maioria dos estudiosos, porém, acreditam que o Livro do Esplendor seja de autoria do escritor judeu-espanhol Moisés de León, que divulgou os manuscritos no século 13.

              Embora o Sefer Yitizirah e o Zohar concentrem em suas páginas os principais ensinamentos da cabala, é importante lembrar que a Torá é tão importante quanto eles. Isso porque, segundo a cabala, a Torá contém ensinamentos preciosos codificados dentro do texto sagrado - decifrar esses ensinamentos ocultos é, por sinal, um dos principais propósitos do misticismo judaico. Uma das maneiras de interpretar a bíblia hebraica é recorrer a códigos e números: a “guematria”, a face matemática da cabala, atribui valores numéricos a cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico. A ordenação dessas letras no texto bíblico seria uma das maneiras que Deus teria encontrado para revelar ao homem os segredos do Universo.

               As interpretações da Torá são tão importantes que foram divididas em 4 níveis de profundidade. O 1º nível, Peshat, é aquele com que todos leitores estão acostumados, mais simples, que compreende o sentido literal do texto. O 2º, Remez, já considera os significados alegóricos da linguagem (alusões). No 3º nível, Derash, entram comparações entre trechos similares e metáforas. O último nível seria aquele que compreende o sentido secreto e misterioso da mensagem divina: Sod. Juntos, os nomes das interpretações já possuem um significado próprio. Combinando-se as primeiras letras de cada um, obtém-se a palavra PaRDeS, que significa paraíso e remete à finalidade última do esforço de interpretação. Isto é, ao finalmente compreender a mensagem que Deus colocou nos textos sagrados, o cabalista receberia de volta o conhecimento do paraíso, como se lhe fosse devolvida a chave para retornar ao Éden, do qual Adão foi expulso por desobediência. "É como uma gota retornando ao oceano, de volta à realidade divina. Não é um processo fácil", diz o rabino Leonardo Alanati, da Congregação Israelita Mineira.


Mestres e discípulos

                 Durante séculos, especialmente após a destruição do Segundo Templo em Jerusalém pelos romanos, no ano 70, a sabedoria da cabala foi cuidadosamente transmitida "por mestres iluminados somente a pequenos grupos de seus discípulos mais brilhantes e inspirados", conta Alanati. Os discípulos ideais eram homens maduros (mais de 40 anos), pais de família, de comportamento exemplar e ávidos por descobrir os segredos do Universo. Não eram muitos, portanto, aqueles que se tornavam mestres e davam continuidade à transmissão do conhecimento oral.

                   Para boa parte dos cabalistas, as restrições tinham uma razão clara: o público não estava preparado para receber esses ensinamentos. "Esse é o principal motivo para a transmissão restrita", opina Mecler. "Hoje, a evolução da ciência ajuda a compreender muitos dos ensinamentos antigos", diz. Mas o motivo de tanto segredo não era somente a escassez de discípulos ideais. Em diversas épocas, por razões diferentes, os judeus foram proibidos de professar publicamente sua fé - a perseguição aos cabalistas atingiu o clímax no século 16, durante a Inquisição espanhola. Além disso, "a cabala contém uma reinterpretação revolucionária do texto bíblico, que usa uma simbologia complexa e uma linguagem ambígua", diz Alanati. Por causa disso, em muitas ocasiões os cabalistas foram considerados hereges. Até hoje, o estudo da cabala é condenado por várias vertentes do judaísmo.

                   Entre o período final da Idade Média e o fim da Idade Moderna, houve um ressurgimento da cabala. No século 13, o Zohar foi distribuído pelo escritor espanhol Moisés de León; no século 16, os conhecimentos foram sistematizados pelo místico Moisés Cordovero, um dos sábios a se refugiar na cidade israelense de Safed; em seguida, Isaac Luria divulgou novas interpretações dos ensinamentos, que foram espalhados por vários mestres pela Europa, fazendo da cabala a teologia dominante em círculos escolásticos e no imaginário popular judaico; e, no século 18, o rabino Baal Shem Tov fundou o hassidismo, variante ortodoxa do judaísmo que ensinava uma versão mais "fácil" da cabala. De todo modo, "a essência é a mesma há 4 mil anos", diz Mecler. "O conhecimento não muda, assim como as leis da física não mudam. Muda só a forma de transmitir", diz Lemle.

                   Hoje, com o advento da internet, o conhecimento da cabala é acessível a qualquer interessado, ainda que de forma simplificada. "Estamos prontos, então a hora chegou", conclama Lemle. Nos séculos 20 e 21, foram feitas diversas traduções do Zohar para o hebraico moderno (o idioma original é o aramaico) e para o inglês (não existe uma versão completa em português). Mas o fator que mais contribuiu para a popularização da mística judaica foi a recente adesão (desde a década de 1990) de celebridades como Madonna, Mick Jagger, David Bechkam, Britney Spears e outras (veja reportagem na página 44).

                  A organização responsável pelo surgimento da cabala pop é o Kabbalah Centre, uma escola de cabala fundada em 1984 na cidade de Los Angeles. Lá, como você pôde perceber ao ler o nome dos famosos, o acesso aos ensinamentos não é restrito a judeus. "Temos alunos de várias religiões", diz Yehuda Berg, um dos coordenadores do centro americano. "Não vejo problema nisso."

                 Nem todos estudiosos aceitam a ideia de que a cabala deva ser acessível a todos. A atitude do Kabbalah Centre provocou reações indignadas de cabalistas mais tradicionais, como o iraquiano Yitzhak Kadouri, um dos mais importantes estudiosos da cabala no último século. "A cabala não é moda", disse em 2004, comentando a adesão de Madonna ao misticismo. "Ela deve ser estudada somente por judeus."

                 Controvérsias à parte, a verdade é que a cabala ganhou milhares de aspirantes de diversas religiões nos últimos anos. Mas essa não é a primeira vez que acontece esse tipo de "sincretismo". Veja a seguir como diversas crenças e religiões encontraram na cabala uma parceira de peso.

2 comentários:

  1. *** tive acesso a literatura simples da cabala, são pequenos texto que sai num jornal aqui do rio,e acho muito interessante,pois nesses fragmentos tem um que bem nítido,do tao .gostei e espero as outras postagem ** azul 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moreno, muito obrigado... Pode ter certeza que terão diversos outros posts.
      Que a paz esteja contigo de forma justa e perfeita.

      Excluir