quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Verdadeira Ligação entre Satanismo e Maçonaria - Parte III


Depois destas duas primeiras partes que antecederam nesta última postagem tentarei concluir com uma explicação breve do verdadeiro significado do Satanismo de LaVey.

Sugiro que se ainda não leram os seguintes façam antes de prosseguir “VerdadeiraLigação entre Satanismo e Maçonaria - Parte I” e “VerdadeiraLigação entre Satanismo e Maçonaria - Parte II”.

Tratarei para elucidar o movimento que desencadeou esta criação de LaVey do Iluminismo que veio a seguir do século XXVII.

O Verdadeiro Satanismo de LaVey

O Iluminismo foi o movimento mais importante do século XVII (iniciou-se por volta de 1650). Dele surgiram (já no século XVIII) os primeiros movimentos empiristas (que se baseavam, exclusivamente, na “autoridade” da experiência) e os primeiros movimentos Ateístas – que, até aquele momento, não existiam documentalmente falando, pois com a perseguição da Igreja e de suas instituições se estes movimentos já existiam, ao menos não apareciam.

Não podiam existir até então movimentos que pudessem questionar abertamente a existência de Deus, com isso o Iluminismo foi um dos passos mais importantes para a libertação intelectual do homem, o surgimento da Maçonaria foi um reflexo deste movimento.

No século seguinte (XIX) surgem outras Ordens, de caráter mais ocultista, como o Martinismo e a Teosofia, que abrem caminho para que, a partir desse desenvolvimento, surgisse o Satanismo de Anton Lavey, no século seguinte.

Anton LaVey foi um grande estudioso do “Ocultismo’’, de Aleister Crowley e dos estudos da “Golden Dawn”, outros estudos de seu interesse envolviam a filosofia pouco convencional de “Friedrich Nietzsche” e do “Objetivismo, de Ayn Rand”. Essas correntes de pensamento o ajudaram a formular melhor os conceitos dessa religião que ele viria a fundar.

Como já citei anteriormente o termo satanismo nunca existiu na personificação de Demônio Cristão, até o momento tido por Idade Média, quando foi criado pela Igreja Católica, até então o termo Satã (ou Shaitan) era tido como a personificação do Humanismo, que era a corrente que tinha o homem como centro do Universo, esta era a doutrina libertária da época.

Na época do Renascimento questionava-se o verdadeiro Deus, momento em que surge o Humanismo – onde Shaitan podia ser visto como exemplo, e até, como símbolo.

A ideia principal do Satanismo é que o homem seja sempre liberto e o questionamento esteja sempre presente em seu íntimo. O homem também deve se concentrar em si, depois nos outros e, por fim, no universo, deve buscar sempre ser o senhor de si, através do seu livre arbítrio. Por fim, o homem deve ser o seu próprio Deus.

Sobre o princípio do questionamento, característica fortíssima do personagem Lúcifer, LaVey descreve:
“Tem sido dito a verdade vos libertará. A verdade sozinha não tornará ninguém livre. É somente a dúvida que trará a emancipação mental. Sem o maravilhoso elemento da dúvida, o vão por onde a verdade se move seria firmemente fechado e impenetrável” – Anton LaVey

O princípio de o homem ser o próprio Deus, não tem segredo algum, para o satanista todas as características atribuídas às divindades nada mais são do que as personalidades humanas exaltadas.
Um questionamento fica no ar, porque não utilizar outro nome, ao invés de “Satanismo”?

LaVey fala sobre isso em sua Obra “A Bíblia Satânica”:

“Satanismo é baseado numa filosofia muito sadia”, diz o emancipado. “Mas por que chamá-lo de Satanismo? Porque não chamá-lo de algo como Humanismo ou um nome que poderia ter a conotação de um grupo de magos, ou algo um pouco mais esotérico – algo menos barulhento”.
“Há mais de uma razão para isto. Humanismo não é religião. É simplesmente um modo de vida sem nenhuma cerimônia ou dogma. Satanismo tem ambos, Dogma e Cerimônia. Ambos como já foram explicados, são necessários”.

É exatamente isso o Satanismo, ou seja, não existe, nem nunca existiu, qualquer motivo para que a sociedade acreditasse que existem pessoas que veneram o demônio cristão, pois este foi criado Santa Igreja e dessa forma se desenvolveu: Como nada mais que um personagem!

A partir dessas características é que surgiu essa grande ideologia, na forma de religião, que é o Satanismo, pesando no Universo Satânico, para estes a concepção de universo é diferente, não é o de uma existência de um Deus pessoal, porém, também não é a concepção de um Ateísta. Para o Satanismo, Deus, ou seja qual o nome que você quiser dar é uma força poderosa, impessoal, que permeia e equilibra o universo, por ser impessoal, não teria como se preocupar com a felicidade ou a tristeza das criaturas que habitam esse planeta.

A definição não vai muito longe disso. Afinal, eles admitem a ideia porque acreditam na existência de forças metafísicas e de “agentes mágicos” (e essas forças não estão no mundo físico). Portanto, não há porque “povoar” o mundo espiritual com muitos personagens, basta uma força de equilíbrio para o universo, tomar como concepção de universo o Satanismo é bem simples. Você só precisa lembrar-se de duas coisas:


1.     Que existe uma força, ou uma energia de equilíbrio no universo;
2.     Que é possível provocar mudanças no universo através da própria Vontade.

Espero que tenha conseguido esclarecer e desmistificar este item religioso, que junto de uma manobra de marketing e empirismo filosófico nada possui de macabro a não ser o item personificado chamado Satã, no próximo post elucidarei sobre os princípios da Maçonaria tirando de uma vez por todas qualquer ideia de ligação com o ente Lúcifer.

 Qualquer dúvida é postar abaixo que mesmo se não souber a resposta procurarei e responderei em hora oportuna.


3 comentários:

  1. ...simples,esclarecedor e desmistificador!!! O acompanharei doravante!!! Parabéns!!!

    FRANCISCO MARQUES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Francismo Marques, gostaria de lhe agradecer imensamente, é com muito gosto que escrevo sobre esta Augustíssima Ordem. O fato de conseguir atingir positivamente leitores esclarecidos e livres de preconceitos como você, é que me ponho em constante movimento, a me dedicar à estas postagens.

      Que a paz esteja contigo e que tudo discorra sempre de forma justa e perfeita.

      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Muito instrutivo e esclarrecedor! Obrigado por ompartilhar seu conhecimento ajudando a trazer a luz do conhecimento aos que ainda estão nas trevas da ignorancia e do peonceito! .'.

    ResponderExcluir