sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Bode na Maçonaria



Este símbolo que há muito é tido por satânico, nada tem haver com a Maçonaria que não sejam lendas, para começar irei relatar algumas lendas defendidas pelos maçons.

Embora muitos não acreditarão que não existe um bode na ordem, que não haja o sacrifício destes em “Rituais Satânicos”, afirmar para quem já acredita neste despautério é malhar em ferro frio.

Nem os próprios maçons entraram em um acordo sobre a origem do surgimento desta lenda, mas uma coisa é certa entre os Irmãos isso já se tornou uma grande piada, usada para brincar entre si, entre iniciados e visitantes.

Lendas do Bode

Uma das lendas aceitas por verdade, é a que nos conta que essa denominação de os maçons serem chamados de bode vem dos maçons que eram torturados e não entregavam os seus irmãos nem os segredos da ordem, afirmavam os torturadores aos seus superiores “é muito difícil arrancar alguma confissão destes, eles mais parecem bodes”,

Agora o que o bode tem haver com isso?

Conta José Castellani (1937 - 21 de novembro 2007 foi médico oftalmologista, escritor, jornalista e historiador. Autor de uma extensa obra de livros maçônicos) que havia a prática de “expiação dos pecados”, por parte dos Judeus, através dos bodes, estes relatavam suas falhas aos bodes, para dividir o fardo e ainda assim, terem seus pecados guardados, pois estes não possuíam o dom da fala. Conta-nos também que foi dessa prática que surgiu a ideia de confissão por parte da Igreja Católica, confiando aos padres, pelos votos prestados, que teriam a obrigação de não contar a ninguém, e embora seja tida por verdade é esta uma lenda.

Outra foi, que na inquisição quando os maçons foram caçados, como na época de Napoleão Bonaparte os maçons tinham de se reunir secretamente na casa de um de seus membros, como a cada vez a reunião acontecia em um lugar diferente, como saber onde iria acontecer? Simples. Um Irmão passearia com um bode pela cidade, sendo esse o sinal de que a reunião aconteceria em sua residência (Lenda esta contada pelo maçom Raul Silva, mas o mesmo já nos avisa que esta é apenas uma lenda).
Este símbolo que há muito é tido por satânico, nada tem haver com a Maçonaria que não sejam lendas, para começar irei relatar algumas lendas defendidas pelos maçons.
Embora muitos não acreditarão que não existe um bode na ordem, que não haja o sacrifício destes em “Rituais Satânicos”, afirmar para quem já acredita neste despautério é malhar em ferro frio.

Nem os próprios maçons entraram em um acordo sobre a origem do surgimento desta lenda, mas uma coisa é certa entre os Irmãos isso já se tornou uma grande piada, usada para brincar entre si, entre iniciados e visitantes.

Outra grande personalidade da Ordem Maçônica foi Nicola Aslan (escritor maçônico de Chios, nascido em 08 de junho de 1906 e falecido em 2 de maio de 1980 publicou extensa obra sobre temas maçonicos), este nos conta que a lenda se deu início devido a associação da Maçonaria ao Baphomet (imagem de um bode humanizado)  por Marie Joseph Gabriel Antoine Jogand Pagès (nascido em Marselha, em 21 de Março de 1854 - Sceaux, em 31 de Março de 1907) também nomeado Léo Taxil, mas usou vários pseudônimos de Paul de Régis, Adolphe Ricoux, Samuel Paul Rosen e Dr. Bataille. Os nomes Léo Taxil e Doutor Charles Hacks, foram na verdade pseudónimos coletivos. Taxil foi escritor e jornalista francês, conhecido por ter enganado parte das hierarquias eclesiásticas com uma falsa confissão sobre a Maçonaria.
O Baphomet era um símbolo Templário e foi associado a Maçonaria devido a este sensacionalista Léo Taxil,  que em um de seus livros relatava uma série de afirmações sobre a relação deste Ser com a ordem. Taxil de fato foi iniciado na Maçonaria, porém não existem relatos que o mesmo tenha ido além do primeiro grau, a obra deste fez muito sucesso na época e foi creditada como verdade, pela Igreja Católica e por seus seguidores, no entanto ele mesmo desmentiu essa história e contou que a obra não era verdadeira.
Os cristãos diziam que Taxil estava com medo dos maçons e que por isso desmentiu toda a história, mas esta era uma tentativa da própria Igreja de não parecer tão ingênua por ter dado credibilidade ao autor e a sua obra.
Uma frase de resposta do citado autor para a Igreja foi: “Vocês realmente acharam que eu havia me convertido ao cristianismo”?
Baphomet acredita-se que ele tenha tido ligação com os Templários, por conta que alguns cavaleiros terem confirmado sob torturas ao comando de Felipe o Belo, terem prestado reverências a um símbolo cujas descrições eram semelhantes aos deste Ser, mas nunca ficou claro ao que exatamente estavam se referindo.
Nas góticas construções Templárias, onde podiam serem identificadas imagens que relacionavam-se a descrição de Baphomet, eles estavam aparentemente tomados por gárgulas. Nas construções da Igreja de Saint Merry e da Comendadoria Saint-Bris-Le-Vineux estão às figuras mais famosas, entretanto a imagem que hoje é mais conhecida foi desenhada no século XIX pelo escritor e martinista Eliphas Levi (nome de baptismo Alphonse Louis Constant, nascido em 8 de fevereiro de 1810 , falecido em 31 de Maio de 1875, foi um escritor e ocultista francês), até então não existia uma imagem padronizada deste personagem, era geralmente parecido com um Gárgula de chifres, haviam outros elementos, mas nunca perdendo seu objetivo de apresentar as bases da Alquimia.
Nas imagens Alquímicas era comum a representação dos quatro elementos e com Baphomet não foi diferente, a citar a tocha na cabeça, as escamas em seu corpo, as asas e por fim as patas de bode, respectivamente representando os elementos fogo, água, ar e terra. O pentagrama na testa representando a magia ou o “Homem Perfeito”, tendo que o termo se origina da língua Persa, “magi” ou “magus” que significa sábio, o quadrado que este se posta encima representando a matéria e o domínio sobre esta.
Na Pérsia os homens considerados sábios, ou homens perfeitos, foram aqueles que eram capazes de extrair dos mistérios da natureza a relação direta desta com o homem.
Em seus braços estavam escritos termos “Solve” (braço direito, apontando para cima) e “Coagula” (no braço esquerdo, apontando para baixo). Solve significa dissolver o Agente Mágico e Coagula significa coagular esse agente no plano físico, ou seja, além de extrair saberia o “Homem Perfeito” aplicar isso no plano terreno, a posição dos braços representa o axioma Hermético que significa “tudo que está em cima é como tudo que está em baixo”.
Muito comum também nos símbolos alquímicos é a do masculino e feminino, e neste símbolo encontramos os dois, o falo masculino representado pelo Caduceu ou emblema de Hermes (Mercúrio), representando a Kundalini (força produzida pela união das energias dos Chackras masculino e femininos), como também podemos encontrar os seios femininos representando a maternidade e fertilidade.
Eliphas Levi defendia que era possível materializar qualquer vontade no Plano Astral, ou seja, seria possível em nosso mundo, conseguirmos tudo o que desejamos apenas com a “força do pensamento”, tema já abordado neste no texto “Verdadeira Ligação entre Satanismo e Maçonaria – Parte I” quando descrito com maior propriedade “Anton Szandor LaVey” autor da “Bíblia Satânica” que abordou amplamente o assunto e também o livro “O Segredo”.
A palavra "Baphomet" em hebraico é como segue: Beth-Pe-Vav-Mem-Taf. Aplicando-se a cifra Arbash (método de codificação usado pelos Cabalistas judeus), obtém-se Shin-Vav-Pe-Yod-Aleph, que se soletra Sophia, palavra grega para "sabedoria".
Embora várias tenham sido as suas supostas representações, a única possível imagem de Baphomet encontrada em um santuário templário consta de uma cabeça humana com três ou quatro faces, cada uma representando uma face de Deus ou de Hermes, como está no Convento de Cristo de Tomar. Hoje sabe-se que a figura do bode de Mêndes, a qual Eliphas Levi atribuiu o "posto" de Baphomet, não passa de uma figura ocultista que nada tem a ver com o Baphomet Templário.
A história em torno do Baphomet foi intimamente relacionada com a da Ordem dos Templários, pelo Rei Filipe IV de França e com apoio do Papa Clemente V, ambos com o intuito de desmoralizar a Ordem, pois o primeiro era seu grande devedor e o segundo queria revogar o tratado que isentava os Cavaleiros Templários de pagar taxas à Igreja Católica.
A “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão”, também conhecida como Ordem do Templo, foi fundada no ano de 1118. O objetivo dos cavaleiros templários era supostamente proteger os peregrinos em seu caminho para a Terra Santa. Eles receberam como área para sua sede o território que corresponde ao Templo de Salomão, em Jerusalém, e daí a origem do nome da Ordem.
Segundo a história, os Cavaleiros tornaram-se poderosos e ricos, mais que os soberanos da época. Segundo a lenda, eles teriam encontrado no território que receberam documentos e tesouros que os tornaram poderosos. Segundo alguns, eles ficaram com a tutela do Santo Graal dentre outros tesouros da tradição católica.
Em 13 de outubro de 1307, sob as ordens de Felipe, o Belo e com a conivência do Papa Clemente V, os cavaleiros foram presos, torturados e condenados à fogueira, acusados de diversas heresias.
O rei francês, nessa altura, acusava os templários de adorarem o diabo na figura do que eles chamavam Baphomet (a partir daí criou-se a crença de um demônio chifrudo), de cuspir na cruz, e de praticar rituais de cunho sexual, inclusive práticas homossexuais aberrante (embasado no símbolo da Ordem, que era representado por dois Cavaleiros usando o mesmo cavalo). O Baphomet tornou-se o bode expiatório da condenação da Ordem pela Igreja Católica e da morte de templários na fogueira que se seguiu a isto.
Finalizando o assunto espero ter sanado qualquer dúvida sobre a relação da Maçonaria com o bode e espero também ter tirado qualquer dúvida, ou mistério quanto à figura de Baphomet.
Procurei com esta complexa postagem responder a possíveis questionamentos, tendo em vista que mesmo os maçons afirmam quando questionados sobre o assunto que “não existe bode na Maçonaria”, mas sem explicar, alguns até mesmo por não saberem, outros por acharem muito complexo o tema.
Quaisquer dúvidas podem postar que responderei em momento oportuno.

39 comentários:

  1. Olá, sei que é uma pergunta idiota, mas é verdade que a maioria dos maçons são ricos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maioria sim . mas alguns entram pra ficar rico ..

      Excluir
    2. Minha cara amiga Thais, rico tem em todos os lugares nas igrejas cristã, nas igrejas católicas, nos centros espiritas etc... Agora na maçonaria a pessoa ter "SABEDORIA" não ensina a pessoa ser rico e sim a SABEDORIA. Você tendo SABEDORIA você tem TUDO.

      Excluir
    3. Uma regra muito forte que deveria já vim de berço: DISCIPLINA ,DISCIPLINA E DEPOIS DISCIPLINA E SABEDORIA esse é o caminho da fortuna.

      Excluir
  2. Sim com certeza, é uma ordem de cavaleiros com auto poder aquisitivo !

    ResponderExcluir
  3. isso é uma idiotice a pura verdade é são todos satanicos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que você é um daqueles evanjegues que ficam apenas repetindo oque outros ignorantes ficam falando sobre algo que não conhece, pode apostar que você nem se quise-se seria um maçon pois não admitem hipócritas sem conhecimento e cultura iguais a você !

      Excluir
  4. NO MEU CONCEITO NEM TODOS OS MAÇONS SÃO RICOS, MAIS POREM HOMENS SÉRIOS E HONRADOS

    ResponderExcluir
  5. Um membro da minha família já foi convidado a fazer parte mas não entrou por medo. O que acha disso Jorge Jesus Rodrigues?

    ResponderExcluir
  6. Gadu Luz o que me diz a respeito? E se uma pessoa que não aceitou o convite e se arrependeu poderia aceitar em outro momento ou só é feito o convite de entrar apenas uma única vez?

    ResponderExcluir
  7. Todos os Maçons são pessoas de bons costumes que sempre se reúnem para desbastar a pedra bruta para se tornarem homens justos e perfeitos, e ricos em sabedoria.´.

    ResponderExcluir
  8. se 10,000 vezes eu nascer todas quero esta dentro da ordem.`.
    pois me ensinou a verdadeira luz amor,paz e fraternidade.

    ResponderExcluir
  9. MINHA ESPOSA E MAÇOM EU SOU EVANGÉLICO DA IGREJA QUADRANGULAR PODERIA UM EU MIM TORNA MAÇOM MIM RESPONDA
    MEU EMAIL POCHAALMIR42@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  10. Cláudio márcio de araujo23 de junho de 2016 às 20:30

    tenho muito orgulho de pertencer a ordem!!
    claudio.´.

    ResponderExcluir
  11. Excelente artigo! Muito esclarecedor! Que a luz reine sobre as trevas!
    Abraço Fraterno!

    ResponderExcluir
  12. Excelente artigo! Bem esclarecedor. Que a luz reine sobre as trevas!
    Abraço Fraterno.

    ResponderExcluir
  13. Não existe mulher Maçon. Não é aceito nem reconhecido pela Ordem.

    Ser Maçon é ser diferente, é ser treinado para o melhor que o homem pode ser, não imaginam como isso pode melhorar em sua vida, em seu intelecto e principalmente em seu caráter!

    Parabéns Irr.'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe no Brasil mas já existe em outros países sim .

      Excluir
    2. Não sei onde o entendido leu que mulher existe na maçonaria. Existe tantos "maçons" que ultimamente até mulher fala que é rs.

      Excluir
  14. Parabéns grande Irmão pelo estudo!! É o estudo que enobrece o homem e eleva o Espírito, e a ignorância afunda dentro de si mesmo numa alma amarrada.

    ResponderExcluir
  15. Sabe o que sempre me indago sobre a Maçonaria? Uma ordem onde se prega fraternidade, respeito e tantas coisas boas, onde se diz discreto e não secreto...

    Pois bem, se me convidam para algo em que não possa dividir/contar para a minha esposa e nem a ninguém, já de cara me pergunto: Eu que tenho sempre tive a vida como um livro aberto, como aceitaria me obrigar a ser "discreto" até mesmo com minha esposa? Mal entro e já estou na mentira?

    Nem vou entrar no mérito do que se aprende nos níveis mais altos, porém, se é tão bom assim, não deveria ter nada a esconder certo? Estes "mistérios" apenas reforçam a ideia de que existe algo "obscuro" que não pode ser revelado para a grande parte dos maçons que estão nos primeiros níveis... o real significado da maçonaria.

    Acredito que ela permite um grande crescimento da sabedoria e das boas práticas cotidianas, porém, não há respostas concretas sobre o que realmente importa.

    Mas isto não importa certo? Afinal, todos estão prosperando aqui na terra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante frisar que de fato conheço muitos maçons e são pessoas espetaculares. Realmente pessoas diferenciadas e "do bem".

      O meu questionamento é sobre o real significado da Maçonaria e não das pessoas que fazem parte do mesmo.

      Excluir
    2. Meu caro, se você for convidado e se ja for casado, você só é aceito se sua esposa tiver de comum acordo.

      Excluir
    3. Olá! Sua resposta me manteve na dúvida. Pergunto: Comum acordo do que? Acordo de me obrigar a ser "discreto" com minha esposa?

      Esta definitivamente não é uma condição justa... em primeira análise me parece um tanto machista na verdade. A condição ideal seria a de participar sem precisar ter segredos não?

      Veja, não estou julgando nem sendo desrespeitoso... apenas tentando entender algo simples.

      Da mesma forma, o respeito à crença religiosa de todos os membros, entretanto, com palavras sagradas quase sempre com ligação Bíblica, também poderia ser questionado.

      Especialmente se levar em consideração o grande cuidado com aquelas palavras aprendidas nos níveis mais altos...

      Enfim, a impressão que fica é a de que primeiro se arrebata a pessoa, mostrando um caminho de muita luz, para depois mostrar o real significado.



      Excluir
  16. Desculpe entrar na conversa. Quero só fazer um comentário que talvez ajude elucidar sua duvida.
    Entendo que a Ordem é discreta e não secreta. Afinal, as lojas são identificadas, logo não é secreta.
    Nas empresas, comércios, igrejas etc ... as reuniões são secretas, exemplo: Voce e eu , não temos acesso á uma reunião de Pastores, mas podemos participar dos cultos. Não podemos participar de reuniões dos Padres, mas , podemos participar da missa. Nao podemos participar das reuniões das empresas, mas temos acessos aos seus produtos.
    Segredos e estratégias de empresas e igrejas , entendemos que é norma l,. Porque, tanta dificuldade em entender o !segredo " dos maçons ?

    ResponderExcluir
  17. BELISSIMO TRABALHO MEU IIR.`.

    ResponderExcluir
  18. belissimo comentário Ir.´.

    ResponderExcluir
  19. belissimo trabalho IR.´.

    ResponderExcluir
  20. Independente da ordem aqui fica provado. NÃO SE DEVE JOGAR PEROLAS AOS PORCOS.RC.'.

    ResponderExcluir
  21. Por que mulheres não podem fazer parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq falam demais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  22. como faço pra receber o convite?desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Dia bom! Espero que todos vocês e suas famílias estejam seguros. A situação da Covid-19 está realmente piorando em todo o mundo, todos nós oramos a Deus todo-poderoso para nos fortalecer, para que possamos ficar vivos para testemunhar, trouxe boas notícias que todos podem se beneficiar e também ajudar o privilégio, se você são uma pessoa boa e gentil, que também querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver, agora a sociedade maçonaria está selecionando as pessoas mais gentis que estão interessadas em ingressar na sociedade, e o bom é que a sociedade maçonaria não envolveu seus se em coisas más, eles não são como a sociedade illuminati, a sociedade maçonaria acredita em deus, eles são agrupados de pessoas que se reúnem para avaliar a condição original das pessoas e outras, uma vez que você se torna um membro da sociedade, eles têm uma quantidade significativa de benefícios que nos é dado a você como o novo membro, e você deve usar 10% do benefício para auxiliar o privilégio e entregar a credencial ao senhorio, exorto-o se você tiver interesse, encontre o endereço de contato oficial abaixo, você pode ser um dos sortudos aleatórios, todos têm dentro de si uma boa notícia, a boa notícia é que você não sabe o quão bom você pode ser! Quanto você pode amar! O que você pode realizar! E qual é o seu potencial, fique forte, levante-se, tenha uma voz.

    Whatsapp; + 31 687 329 133
    Endereço de e-mail; info.masonic.oregon@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Sobre confessar a um bode era um cinstume religioso dos hebreus, tudo era feito conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

    Foi chamado "Dia da Expiação, encontrado no livro bíblico em Levítico 16", os hebreus organizavam uma série de rituais que pretendiam purificar a sua nação.

    Antigo Testament

    ResponderExcluir